As vantagens de praticar Yoga

As vantagens de praticar Yoga Prevenções Saúde  yoga

Um estudo recente indica que aqueles indivíduos que praticam Ioga há muito tempo podem ter um melhor desenvolvimento mental na velhice em comparação às demais. Dependendo do trabalho, o exercício desta atividade a longo prazo poderia mudar a estrutura do cérebro a ponto de proteger contra o enfraquecimento cognitivo e a redução de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, denominadas como yoginis.

Os pesquisadores notaram que as yoginis mais velhas detêm maior densidade do córtex pré-frontal esquerdino, nas áreas cerebrais ligadas a atividades do cérebro como concentração e memória.

As vantagens de praticar Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a utilidade do cérebro modificam ao passo que vamos chegando na terceira idade, o que certas vezes leva ao enfraquecimento intelectivo, incluindo memória e concentração prejudicadas. Uma destas mudanças cerebrais é amplamente atribuída ao córtex do cérebro, que torna-se mais fino, o que os especialistas demonstraram que está correlacionado com o declínio intelectivo. Pesquisadores incluídos na pesquisa esclareceram que, tal como nossos músculos, o cérebro se desenvolve mediante o treinamento. Como toda prática contemplativa, a Yoga possui um elemento intelectual em que a atenção e a meditação são muito importantes.

Os cientistas almejavam avaliar se os praticantes de Yoga a longo prazo tinham diferenças em se tratando de estrutura do cérebro comparando-se com pessoas mais velhas com muita saúde que nunca realizaram a atividade. Para o exame, eles convocaram um pequeno grupo de yoginis que tinha praticado Yoga no mínimo duas vezes semanalmente no decorrer de um mínimo de 8 anos, embora o grupo tivesse uma média de aproximadamente 15 anos de prática.

Eles, assim, opuseram as yoginis com outro grupo de mulheres saudáveis que nunca praticaram Yoga ou atividades de concentração ou meditação, todavia demonstraram os mesmos níveis de prática física, alusivas à mesma faixa etária (perto de 60 anos).

O grupo digitalizou os cérebros dos componentes empregando ressonância magnética para verificar se existia alguma distinção nos cérebros. Os especialistas encontraram maior consistência no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas mentais associadas a atribuições cognitivas como memória e concentração.

Baixa de memória na velhice é comum, enquanto a atividade física e as práticas contemplativas podem ajudar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que preservam seu cérebro de radicais livres prejudiciais, são capazes de ajudar imensamente na preservação da cognição.

Aqui estão alguns nutrientes que podem fazer maravilhas por sua cognição e pelo seu desenvolvimento mental como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, está ligada à rapidez mental, na mesma proporção que a Vitamina B auxilia contra o encolhimento cerebral e o comprometimento mental relacionado à idade. Vista em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um conjunto de sementes e nozes conseguem ajudar a aperfeiçoar admiravelmente o seu poder de memória. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que desempenham uma função primordial na melhora da sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes relevantes ao perfeito funcionamento do cérebro e aptidões de memória. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

As vantagens de praticar Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cheios de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são extremamente relevantes para o crescimento de células do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser útil no melhoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que colaboram a conservar o cérebro saudável e concentrado. Os abacates inclusive estão vinculados com a redução do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma perfeita fonte de licopeno que ajuda contra a atrofia de células cerebrais e auxilia na preservação e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar apropriadamente. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a funcionar corretamente, nos mantendo alertas.

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