Como cuidar da sua dependência

Você é um chocólatra? Todo mundo aprecia um doce em certas ocasiões, entretanto se você não é capaz de passar o dia sem uma barra de chocolate, é capaz que você tenha um problema. Até qualquer pessoa com o paladar mais doce é capaz de derrotar esta compulsão. Observe se você é viciado nesta gostosura e descubra o que fazer a fim de deixar de ser um viciado.
vicio-por-chocolate O primeiro passo é identificar os indícios. Nem todos os pesquisadores no campo da psicologia observam o desejo voraz por chocolate como um verdadeiro vício. Apesar disso, determinados cientistas acham que a liberação de endorfinas proporcionada pela ingestão de chocolate cria uma dependência física com o intuito de obter um ótimo humor, sugerindo que seja possível se viciar pela gostosura.
Veja se você sente que seu desejo por chocolates é de fato real e muito difícil de administrar. Estes são capazes de ser alguns dos sinais: Você se sente “condicionado” e passa a precisar do doce em determinados períodos do dia, como após o almoço, por exemplo? Só de pensar no chocolate ou percerbê-lo na prateleira do hipermercado faz você babar? E, quando você está apreensivo, comer uma barra de chocolate faz você se sentir mais tranquilo e feliz?
Respondidas as perguntas afirmativamente e confirmada a sua dependência por chocolates, examine se isto é um problema em sua vida. Pergunte-se se a ingestão em excesso da guloseima fez um estrago na sua dieta, expandindo seu peso e diminuindo sua ingestão de alimentos com alto teor nutricional. (Mesmo que o chocolate possua muitos benefícios, o teor de gordura e açúcar são muito elevados).
Observe se você não se sente feliz até que tenha comido chocolate ao longo do dia. Para ter o chocolate você chega a desviar do seu caminho para o trabalho com o objetivo de adquirir o chocolate, sentindo pânico de cogitar ficar sem ele a seu alcance.
Você também pode até estar tendo dores de cabeça depois de consumir chocolate, porém nem o fato de você relacionar a dor à ingestão do doce faz você refletir em parar de comê-lo.

Faça o possível para identificar o que provoca este vício

vicio-por-chocolate Você já se sente um chocólatra, já entende que isto não faz bem para sua saúde, contudo ainda não sabe o motivo desse vício. É hora de achar a razão. Há uma série de possibilidades que podem estar alimentando sua dependência por chocolate. As causas emocionais são uma delas. Você está sentindo-se desalentado, desassossegado, depressivo, desapontado, inquieto com situações mal resolvidas e o chocolate se tornou uma primordial fonte de elevação do seu estado emocional.
Outra causa pode ser a substituição de uma refeição pelo chocolate. Você está com fome e o chocolate é útil, prontamente acessível e nada caro. Isto pode ser pessoalmente atraente se este doce estiver em sua gaveta do trabalho ou na bolsa. Ou, possivelmente você encontre-se de dieta e você se sinta destituído de alimentos gostosos, que você normalmente gostaria de ingerir, então você está escapulindo, sem levar em consideração o valor calórico do chocolate na sua alimentação.
Depois de localizar o motivo, trate-a de forma salutar e tranquila. Mesmo que você tenha alergia a chocolates, você não necessita desistir totalmente dele, contudo reduzir seu consumo. Existem determinados meios para controlar sua ânsia por chocolate. O mais primordial é tomar a decisão de parar de ingerir de maneira exagerada a guloseima e de usá-lo como uma desculpa. É preciso desejar essa mudança, do contrário, você não conseguirá.
Procure uma fonte de energia alternativa, ingerindo mais proteínas e grãos no almoço. Coma frutas e legumes, tenha certas nozes e sementes na bolsa, experimente biscoitos sem gordura e tome mais água. Coma chocolates só como um agrado esporádico e não como um lanche.
Reduza a quantia de chocolate consumido de semana em semana. E, ao comê-lo, atente-se em usufruir e alongar a experiência. Experiencie uma barra de chocolate de cacau de oitenta por cento (isso abrangerá muito menos sacarose). Mude a rota no hipermercado e evite passar pelas gôndolas de guloseimas. Não existe nada nutritivo naquela seção!
Perceba o que esperar, já que você reduz a absorção de chocolate. Você pode experimentar sinais de abstinência como os da cafeína e você pode ser tentado a trocar o chocolate pelas demais guloseimas como doces, biscoitos e bolos.