Como perder o medo de altura e atuar com mais segurança no trabalho

Como perder o medo de altura e atuar com mais segurança no trabalho

Como perder o medo de altura e atuar com mais segurança no trabalho

 

Saber como perder o medo de altura é fundamental para quem deseja atuar em áreas que  exigem atividades em lugares altos. Apesar de ser um problema que afeta muitas pessoas, ele pode ser revertido com a ajuda certa. Mas, como perder o medo de altura ? 

O medo de altura, que também é chamado de acrofobia, acontece devido ao risco de queda. O que as pessoas realmente temem é a queda e não o lugar alto em si. Ou seja, a pessoa nota que está distante do chão e entra em pânico.

Para quem deseja trabalhar em altura, perder esse medo é muito importante. A melhor solução é procurar um treinamento adequado. É aí que entra o treinamento NR35 , mas falaremos dela mais adiante. 

Então, confira neste artigo tudo que precisa saber para perder o medo de altura. 

 

O que causa o medo de altura?

 

 

O corpo humano possui sensores que funcionam como alertas para o cérebro em situações de perigo. No entanto, para as pessoas que possuem medo de altura, esse alerta é mais intenso.

Sendo assim, mesmo sem um perigo concreto, a pessoa pode ter uma sensação de medo bem real. Como por exemplo, assistir um vídeo de alguém  pulando de paraquedas.

Em muitos casos, esse medo incontrolável pode vir de algum trauma sofrido, como um acidente. Assim a pessoa começa a evitar lugares muito altos por medo de que a situação se repita. 

O problema é que isso a impede de ter acessar lugares que facilitam sua vida, como o elevador, avião, pontes e até mesmo, olhar pela janela de seu apartamento.

Portanto, perder o medo de altura é importante para não perder oportunidades de emprego, ou lazer.  Já que a insegurança leva a ter complicações no desenvolvimento das tarefas.

 

Dicas para perder o medo de altura 

 

Veja que podem te ajudar a perder o medo de altura  :

 

  1. Assuma o medo:

 

O primeiro passo para começar a perder o medo de altura é assumir esse medo. Esconder que tem medo de altura só complica as coisas. A fobia aumenta e passamos a evitar mais ainda lugares altos.

 

  1. Olhe ao redor das circunstâncias:

 

Saber enxergar o território ao redor é fundamental. Pois muitas vezes, esse medo pode não fazer sentido. Por isso,  é necessário observar ao redor e enxergar através do medo para se sentir mais seguro.

 

  1. Peça ajuda:

 

Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim uma das maneiras mais fáceis de alcançar o objetivo. Afinal, dividir o problema com um amigo que entenda, traz apoio e conforto.

Além disso, procurar um profissional qualificado para aconselhamento ajuda a identificar melhor os passos de como perder o medo de altura, superando as fobias da maneira correta.

 

  1. Vá de maneira gradual ao objetivo:

 

Se expor a altura para quem tem acrofobia é desafiador. Mas para quem tem o desejo de perder o medo, fazer isso de maneira gradual pode ser a chave para o sucesso.

Você pode começar olhando pela janela do prédio no primeiro andar.  Em seguida, ir subindo os andares de acordo com que for se sentindo confortável.

 

  1. Se dedique ao treinamento NR35:

 

Para quem precisa perder o medo de altura no  trabalho, se dedicar ao treinamento é a melhor melhor opção. Além de ser um processo indispensável, é também o modo de se sentir mais seguro.

 

 

Trabalho em altura

 

Todos os trabalhos que são realizados em uma altura acima de 2 metros do chão são considerado trabalho em altura. Esse tipo de trabalho é assegurado pela norma regulamentadora 35/ NR35.

Essa norma dita as regras necessárias para que o trabalho seja executado em segurança tanto para o empregador, quanto para o trabalhador, através da ABNT-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Como perder o medo de altura

 

Alguns trabalhos em altura precisam de mais atenção, como por exemplo, aqueles em que o trabalhador precisa subir em plataformas e andaimes. Os trabalhos mais comuns que usam esse tipo de suporte são os de construção civil.

Além desses, existem também outros como o carregamento de caminhões, escavações em poços artesianos, manutenção de chaminés e caldeiras, manutenção em elevadores, limpeza e manutenção em prédios, varandas e sacadas.

 

 

Como o treinamento NR35 vai te dar mais segurança no trabalho em altura

 

O treinamento NR35 é feito por uma pessoa especializada, onde ela ministra diversas orientações para que o trabalhador tenha mais segurança na hora de executar o trabalho.

Além das orientações teóricas, são feitas também aulas práticas e, todos os trabalhadores que precisam executar a função acima de dois metros do chão devem ser expostos a esse tipo de treinamento, sem que haja nenhuma exceção.

E, nesse treinamento, são apresentadas a todos, as Normas Regulamentadoras 35 por completo, com ênfase nos pontos principais, como:

 

  • Análise de Risco: Onde o trabalhador terá a capacidade de identificar os riscos que aquele determinado trabalho pode ter;

 

  • Medidas de controle e potenciais riscos: Que, nesse caso, os riscos são abordados para que a atividade seja controlada no intuito de prevenir os possíveis acidentes;

 

  • Equipamentos e procedimentos necessários: O trabalhador também terá acesso a todos os procedimentos necessários para o trabalho em altura e os equipamentos que precisam ser usados para desenvolver a atividade em segurança;

 

  • Situações de emergência e prevenção de acidentes: Caso haja situações de emergência, o trabalhador deve saber como se comportar nessas situações. Mas, além disso, em primeiro lugar, deve-se prevenir qualquer tipo de acidente, visando o bem-estar de todos.

 

Após saber todas as regras e todos os processos para que o trabalho em altura seja feito com segurança e qualidade, fica mais fácil  saber como perder o medo de altura. Sendo assim, não há como negar que o treinamento dá ao trabalhador mais segurança.