O que faz um eletricista residencial e predial?

O que faz um eletricista residencial e predial?

O que faz um eletricista residencial e predial?

Muito se fala sobre a profissão do eletricista em si. E não é comum ouvir falar das várias vertentes que o ramo pode encontrar. Mas o que faz um eletricista residencial e predial?

Começar a trabalhar logo após fazer um curso de eletricista instalador é uma coisa. Entretanto é necessário saber exatamente os melhores locais de atuação. Para assim não ficar lutando contra a maré e simplesmente não dar conta do recado.

Afinal de contas estamos sempre precisando de um empurrãozinho a mais para fazer o básico quando sabemos de tudo. Agora fazer o melhor sem saber por onde começar é realmente difícil.

Sendo assim eu gostaria de te trazer hoje algumas dicas cruciais sobre como você pode resolver o problema em si da sua carreira. Trouxe aqui alguns exemplos básicos sobre o que faz um eletricista residencial e predial.

Vamos conferir?

curso de eletricista instalador

O que faz um eletricista residencial e predial?

Antes de mais nada é importante dizer que embora sejam duas áreas distintas é normal que a maioria dos trabalhos sejam muito, mas muito parecidos.

Até mesmo é possível dizer que tudo o que um eletricista residencial sabe fazer o predial também sabe, e vice e versa. Afinal de contas a estrutura do conhecimento é a mesma: eletricidade.

O que vai normalmente diferenciar os dois tipos de profissionais é realmente a habilidade na prática. Sendo que é extremamente comum um profissional ter capacidade de sobra para atuar nos dois meios.

Mas aqui está uma lista completa das atribuições mais comuns para ambos:

1 – Instalações elétricas

Principalmente na construção em andamento, é necessário alguém que seja apto a ler o projeto elétrico que o engenheiro criou. E assim consiga implementar tudo à risca.

Ou seja, quem passou todos os fios da sua casa, instalou padrões e fez as coisas funcionarem certinhas, foram na verdade os eletricistas.

Claro, os prédios são bem mais complicados que as residências e será necessário um equipamento especial. Entretanto a ideia é a mesma, ler o projeto definido e então colocar ele em prática.

2 – Manutenções

Onde existirem pessoas com uma instalação elétrica, pode ter certeza que existirá também algum problema. Mesmo os fios de capacidade ideal e devidamente blindados, uma hora podem parar de funcionar.

É comum encontrar problemas em indústrias quando a potência máxima é excedida. E muito mais comum encontrar problemas em prédios e casas com instalações mal feitas e antigas.

Isto quando a instalação não é antiga e mal feita!

Então existe aqui uma oportunidade enorme para que os profissionais atendam. Muitas vezes sendo necessário até mesmo refazer a instalação elétrica de maneira completa!

O mesmo pode ocorrer com várias outras situações, até mesmo ocorrendo o fato do eletricista ter que fazer manutenções preventivas. Nelas ele encontra um possível problema futuro que ainda não ocorreu, e então resolve o problema de maneira antecipada.

3 – Instalação e reparos de aparelhos elétricos

Muitas vezes as pessoas precisam de uma ajuda extra com tarefas que podem parecer realmente irrelevantes. Mas a verdade mesmo é que nem sempre as coisas são tão fáceis quanto parece.

Sendo assim é comum que as pessoas procurem um profissional capacitado para, por exemplo, instalar aparelhos como chuveiros elétricos, ventiladores de teto, câmeras de segurança e até mesmo portões elétricos.

Sempre é melhor contar com alguém que tem prática para fazer este tipo de coisa. É mais seguro e garante que tudo funcione corretamente.

Entretanto não é incomum ver este tipo de profissional também se dedicar aos reparos destes mesmo aparelhos. Afinal de contas a eletricidade, os motores, e até mesmo a eletrônica, se comportam de maneira sempre igual.

Conclusão

Saber o que faz um eletricista residencial e predial é só o começo para um grande carreira de sucesso. Então se você deseja ganhar uma boa grana e trabalhar em um emprego que sempre tem demanda, esta é uma das melhores escolhas!

Até a próxima!