Segurança do Trabalho – Saiba Tudo

Segurança do Trabalho – Saiba Tudo

Segurança do Trabalho – Saiba Tudo

Oferecimento: Engehall – Melhor curso de NR35 online

Para proteger os colaboradores de uma determinada empresa, reduzindo os riscos de acidentes, foram criadas medidas para a prevenção, ou seja, a Segurança do Trabalho (ST).

O principal objetivo dessas medidas é analisar possíveis acidentes que possam acontecer e prevenir para que não aconteçam. Além disso, garante a integridade física do trabalhador e visa evitar doenças ocupacionais.

Este é um setor que toda empresa deve ter e tem uma importante função. Uma dessas funções é zelar por um ambiente de trabalho seguro, presando sempre pela qualidade de vida dos colaboradores.

No Brasil, a Segurança do Trabalho é amparada pelas Normas Regulamentadoras (NRs). Elas determinam regras a serem seguidas e normas que contribuem com a melhor segurança de todos.

Os objetivos da Segurança do Trabalho podem variar de acordo com o segmento. Apesar disso, existem alguns que são gerais para todos os tipos de empresa como: definir as responsabilidades de cada trabalhador, focar na saúde com o objetivo da segurança e prevenção de acidentes, certificar o uso de EPIs, entre outras funções.

Para conhecer mais sobre a Segurança do Trabalho e suas respectivas funções, acompanhe este artigo até o final.

Outros objetivos e principais dúvidas sobre a Segurança do Trabalho

A segurança do Trabalho tem o objetivo de prevenir qualquer situação de risco dentro da empresa e de todos os colaboradores. Além dos que já foram vistos, ela precisa também realizar cursos, palestras, workshops, atividades teóricas e práticas em relação a prevenção de acidentes.

Deve estar em total acordo com as legislações que dizem respeito a segurança do trabalhador e visando sempre melhores condições, melhorando a saúde física, mental e social do trabalhador.

Uma dúvida muito comum em relação a segurança do trabalho, é em quais normas ela é amparada. Suas atividades são regidas pela portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e compostas por 37 normas e leis. Essas normas variam de NR 1 até NR 37.

Elas são denominadas Normas Regulamentadoras e cada qual com sua respectiva função. Como é o exemplo da NR 35 que abrange todas as atividades do Trabalho em Altura.

Uma outra dúvida muito frequente sobre a Segurança do Trabalho são as funções de quem atua nesta área. A verdade é que as funções variam de acordo com o nível de formação de cada profissional. Mas, o principal objetivo é resguardar empregador e colaborador caso um desses falhem e cause algum transtorno.

Quais são os cargos de quem atua na Segurança do Trabalho?

Os cargos de quem atua na Segurança do Trabalho são divididos em: técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro, Médico e Enfermeiro. Cada um tem suas devidas responsabilidades. São elas:

• Técnico: Deve inspecionar o local de trabalho e verificar os equipamentos se estão regulares e se os colaboradores estão usando corretamente. Ministrar treinamentos, investigar possíveis causas de acidentes e propor medidas de prevenção. Orientar e comunicar a respeito de possíveis riscos no ambiente de trabalho e quanto a medidas para eliminar ou amenizar a situação.

• Engenheiro: Deve criar planos para controle e prevenção de risco, laudos técnicos, elaborar projetos de segurança e programas de prevenção. É de sua função também inspecionar e orientar os colaboradores e analisar a conformidade da empresa quanto ao que exigem as leis.

• Médico: Deve ser responsável por tudo que diz respeito à saúde de todos na empresa. Realizar exames e oferecer consultas de prevenção e também em casos de acidentes.

• Enfermeiro: Deve tratar ferimento e/ou lesões, ser responsável pela gestão e saúde dos funcionários e orientar sobre as melhores práticas dentro da empresa para presar pelo bem-estar de todos.

Essas são as principais funções, cada cargo tem todas as informações que necessitam e essas dúvidas podem ser sanadas pelo CBO (Código Brasileiro de ocupação).

A importância de investir em Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho como o próprio nome já diz tem a função de assegurar que todos no setor trabalhista estejam seguros. Isso quer dizer que ao investir nela, trará benefícios não só para os trabalhadores, mas também para os donos de empresas que consequentemente, terão menos dores de cabeça com problemas futuros.

Além disso, a equipe de segurança do Trabalho é capaz de identificar as fraquezas da empresa, ou seja, encontrar os motivos que possam levar a ocorrer algum tipo de acidente.

Caso ocorra algo, não só é prejudicial à saúde física dos trabalhadores, como também a situação financeira da empresa que pode ser muito prejudicada. Sendo assim, o investimento na Segurança do Trabalho é uma maneira de evitar ou no mínimo, amenizar essas situações de risco.

Treinamento da equipe

A equipe de funcionários deve passar por treinamentos de segurança que são feitos pela equipe de Segurança do Trabalho. É necessário ter um mapeamento quanto aos riscos e uso correto dos equipamentos de segurança.

Além disso, o treinamento melhora o desempenho de cada função e ajuda ao colaborador entender a importância para ele e para a empresa em cumprir corretamente o que manda as leis e normas para que esteja amparado em casos em que não seja possível evitar algum acidente.

Ao adotar todas as medidas de segurança da melhor maneira, a empresa evita as licenças por atestado médico e isso também contribui para que a empresa financeiramente não seja afetada.

O treinamento da equipe deve ser periódico e sempre que o funcionário precisar trocar de setor deve estar apto para aquele cargo e, se necessário, passar por um novo treinamento.

Sendo assim, os treinamentos frequentes podem ser uma das soluções para tornar o ambiente de trabalho melhor para equipe de trabalhadores e donos de empresa.

É importante que os funcionários também entendam que qualquer tipo de distração pode causar acidentes e no mínimo, atrapalhar o trabalho que deve ser executado. Aparelhos de celulares, por exemplo, devem ser evitados e o colaborador deve entender que há lugar certo para tudo.

Um ambiente seguro depende de todos e, no caso da Segurança do Trabalho, as medidas adotadas visam trazer isso para dentro de cada setor da melhor forma.